O programa Supernova, uma colaboração entre o Sebrae e o Ministério da Educação (MEC), revelou os vencedores de sua competição de ideação de negócios inovadores. A iniciativa capacitou mais de 3 mil estudantes de cursos técnicos e superiores em todo o Brasil, visando a criação de soluções inovadoras em áreas sociais, tecnológicas e de mercado. Os cinco projetos vencedores foram anunciados nesta segunda-feira (26).
Os projetos vencedores foram selecionados de diferentes regiões do país. Na região Norte, a equipe Lótus do Instituto Federal do Pará (IFPA) foi a vencedora. No Nordeste, a equipe SyncCore do Instituto Federal do Piauí (IFPI Campus Picos) se destacou. Na região Centro-Oeste, a equipe AGANI da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) foi premiada. A equipe Fungi Factory do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) levou o prêmio no Sudeste, enquanto a equipe Eusablyers do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) venceu no Sul. Além disso, o IFSP foi reconhecido como destaque entre as equipes concluintes.
O Supernova, alinhado aos programas nacionais de educação e tecnologia do Sebrae, prevê a participação de 1 milhão de estudantes nos próximos três anos, com a meta de criar 50 mil novos negócios. Os vencedores participarão de uma missão técnica em um hub de inovação ainda neste semestre. Segundo Marcelo Bregagnoli, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, a iniciativa promove um ecossistema colaborativo que integra ensino, pesquisa e inovação.
Décio Lima, presidente do Sebrae, enfatiza o caráter inclusivo do projeto, que visa abrir portas para a educação e pode se tornar um modelo para o país. Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae, destaca que a experiência proporciona aos jovens o desenvolvimento de competências que vão além do empreendedorismo formal, permitindo que construam seus próprios projetos de vida.
O programa oferece uma trilha de capacitação híbrida, com conteúdos sobre competências empreendedoras, validação de negócios, marketing, e outras áreas essenciais. As equipes finalizam o processo com a entrega de um modelo de negócios e um vídeo pitch. A metodologia busca promover o protagonismo dos estudantes, integrando formação acadêmica e prática empreendedora.
Slug: vencedores-iniciativa-inovadora-sebrae-mec-anunciados