O Sebrae está promovendo uma rodada de negócios que visa conectar mais de 30 organizações de catadores com 12 indústrias que utilizam materiais recicláveis, como plástico, vidro e papelão. O evento ocorrerá na próxima quinta-feira (18) durante a ExpoCatadores 2025, em São Paulo, um dos maiores eventos mundiais do setor.
Joana Bona, gestora nacional do projeto Pró-Catadores do Sebrae, destaca que a iniciativa busca não apenas melhorar as condições de comercialização e gestão de resíduos, mas também valorizar o trabalho dos catadores. “As empresas participantes oferecem preços mais competitivos, permitindo negociações diretas e sem intermediários”, afirma Bona. A ação é parte de um esforço maior para promover a economia circular, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a sociedade.
Durante os três dias do evento, o Sebrae terá um estande para oferecer apoio aos catadores, incluindo a criação de marcas próprias. O projeto Pró-Catadores já está ativo em 18 estados brasileiros, atendendo mais de 300 organizações e impactando cerca de 5 mil pessoas. Além disso, o Sebrae colabora com 225 municípios para melhorar a coleta seletiva e reciclagem, beneficiando 22 milhões de habitantes.
Com o tema “Transição Justa na Cadeia de Valores da Reciclagem”, a ExpoCatadores 2025 é organizada em parceria com a Associação Nacional dos Catadores (Ancat), o Movimento Nacional dos Catadores (MNCR) e a União Nacional dos Catadores (Unicatadores). O evento, que acontece de 17 a 19 de dezembro, espera atrair mais de 3 mil participantes para palestras, oficinas e exposições.