O Sebrae e o Ministério da Educação (MEC) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica com duração de cinco anos, visando integrar ações que promovam o desenvolvimento de competências empreendedoras entre estudantes e educadores. O acordo, assinado em Brasília, tem como objetivo alinhar a formação educacional às demandas contemporâneas do mercado de trabalho, estimulando a inovação e o empreendedorismo.

A parceria pretende implementar iniciativas que vão além do ambiente escolar, impactando diretamente a vida dos estudantes. Segundo Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, o desejo de empreender está presente em 60% dos brasileiros, conforme a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Ele destacou a importância do empreendedorismo para transformar a realidade econômica do país, prevendo a criação de 5 milhões de novos pequenos negócios até o final do ano.

O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a relevância do acordo como um meio de oferecer novas oportunidades aos jovens, integrando programas como o “Pé de Meia” do governo federal, destinado a estudantes do ensino médio público cadastrados no CadÚnico. O ministro enfatizou a necessidade de a escola ser um espaço de esperança e oportunidades para os estudantes.

O Sebrae e o MEC já desenvolvem o programa Supernova, que visa capacitar 1 milhão de estudantes de cursos técnicos e superiores em instituições públicas nos próximos três anos. O programa incentiva a criação de soluções para demandas reais do mercado, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades empreendedoras como criatividade e trabalho em equipe. A meta é idealizar 100 mil novos negócios, que receberão suporte contínuo do Sebrae.

Desde 2013, o Sebrae conduz o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), que promove o desenvolvimento de competências empreendedoras em diversos níveis de educação formal. O PNEE também oferece formação para educadores, alinhando-se à Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Fonte:https://agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/sebrae-e-mec-fecham-parceria-para-ampliar-o-desenvolvimento-de-competencias-empreendedores-nos-estudantes/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

icone com a função de fechar o formulário

mas antes, precisamos saber: